Quando começo a escrever, meus pensamentos tomam conta de minha mente, e tudo parece tão grande e claro ao mesmo tempo, mas ao ver mais um desafio a minha frente fico ligeiramente assustada. Talvez assustada pelo fato de escrever algo novo, algo que ninguém ao menos tenha lido ou até mesmo pensado. Mas refletindo melhor sobre o assunto, chego à conclusão que o ser humano tem medo de encarar o novo, o diferente, o ainda não experimentado.
Desde pequenos somos condicionados a ter sonhos, e principalmente escolher uma profissão, tudo isso para quê? Para obtermos sucesso ao longo de nossa vida. Sim, o sucesso, o grande objetivo de muitos, talvez ele seja por um bom tempo o que nos impulsiona a seguir em frente, e principalmente a não desistirmos.
Cada vez que nossos objetivos são traçados, temos medo de não conseguirmos, e não atingirmos a meta escolhida. É como podemos perceber na alegoria da caverna que Platão escreveu. Sair da caverna, e ter medo de encarar o novo é simplesmente normal, mas isso não pode deixar que impeça você de lutar, de descobrir o que pode ainda estar por vir.
É como quando saímos da caverna, a luz que ilumina o dia no primeiro momento, pode cegá-lo, e fazer com que você feche os olhos e não veja mais nada. Então a primeira coisa que você pensa, é em voltar para a caverna, onde estará seguro, e conseguirá ver com mais facilidade, mas será essa a melhor opção?
Talvez a melhor opção seja você sair dali, e justamente ficar cego por alguns instantes, isso pode ajudar você a enxergar o tempo que perdeu ficando com medo de encarar o desconhecido.
Agora você pode sair da caverna, pode escolher o novo sem ter receio de errar. Experimente conversar com sigo mesmo, a parar e escutar suas ideias, talvez elas apenas precisem de um tempo seu, uma folga sua. Sua imaginação pode ir muito além do que pensas, porém, primeiramente é necessário que você dê a ela espaço suficiente para crescer.
Não se limite a ouvir criticas e a esquecê-las, use-as como um artifício de desafio ao seu crescimento. Diga: Eu quero, Eu posso, Eu consigo!
Condordo totalmente! Nesses ultimos dois anos minha vida mudou da água pro vinho depois que eu decidi não ter mais medo de enfrentar qualquer desafiu, não importando o quanto é dificil, eu nem me importo se é dificil ou não,eu encaro sem medo! Aos poucos as coisas foram mudando comigo e eu fui aceitando, e isso foi muito gratificante. Aprendi novas coisas, tive novas experiências, enfim, conheci um mundo novo, um mundo muito melhor e mais vivo do que a minha caverna.
ResponderExcluirRealmente, quando estamos dispostos a sair da caverna e enfrentar o novo, descobrimos tantas coisas boas, que mudam a nossa vida, e nos fazem mudar para melhor. Temos que encarar o medo como um desafio, e a vida sempre irá nos mostrar desafios, mas temos que mostrar a ela, que somos capazes de lutar e vencer!
ResponderExcluir